A evolução tecnológica da sociedade moderna, principalmente a aplicada aos meios de comunicação, tem mudado a forma de pensar e o modo do homem se relacionar com mundo, e consequentemente na aquisição de informações e conhecimentos. Todos reconhecemos que a linguagem que mais se consome actualmente é aquela que é transmitida pelos meios de comunicação de massa: a rádio, a televisão, o jornal e a revista entre outros.
A integração dos media na escola justifica-se pela sua forte presença no nosso quotidiano e torna-se necessária pelas mudanças significativas que traz ao ambiente escolar. Elas vão interferir na aprendizagem, nos processos cognitivos, na apreensão e percepção do mundo, e vêem dinamizar o ensino e promover a aprendizagem tanto dos alunos como dos professores.
Não é a tecnologia em si que causa a aprendizagem mas a maneira como o professor e os alunos interagem com ela. O professor antes de utilizar os meios de comunicação deve ter em conta as características das mensagens quando suportadas em diferentes meios e a sua influência nos alunos.
Segundo Trindade, os discursos mediáticos tem características próprias que atuam de forma diferente nos processos de aprendizagem e podem ser agrupados em quatro grupos: discurso scripto, discurso áudio, discurso vídeo, discurso informo. Devidas as formas emergentes de comunicação que as novas tecnologias geradas pela sociedade da informação houve a necessidade de acrescentar o discurso multimédia interactivo.
Inovar a prática educativa envolve mudanças de postura por parte do professor. Este novo professor (mediador) deve desenvolver novas competências e habilidades nos alunos, tornando-os capazes de sobreviver num mundo globalizado e tornando-os capazes de aprender a aprender, numa constante actualização, na qual a imagem da TV, do vídeo e do computador têm um papel significativo.
O professor deve sempre que se justifique introduzir nas suas aulas as novas tecnologias de informação, como ferramentas auxiliares nos desenvolvimentos dos conteúdos programados, pelo seu carácter lúdico, cativante, motivador e próximo da linguagem e interesses dos alunos.
Os Meios de Comunicação - o jornal, o rádio, a televisão, o cinema - podem ser utilizados como ponto de partida para a introdução de um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como motivação, como estímulo.
O vídeo pode ser muito útil na sala de aula, para a introdução de um novo assunto, despertar a curiosidade, para a motivação de novos temas e facilitar o desejo de pesquisa nos alunos.
Segundo Bates (1995) o discurso vídeo é particularmente útil na demonstração de várias situações:
· Imagem vídeo permite observação de trabalho experimental;
· Edição de imagem foca os aspectos mais importantes;
· Redução de tempo de aprendizagem;
· Gravação de experiências potencialmente perigosas e caras;
· Mostrar, realidades de difícil acessibilidade.
O vídeo veio permitir que os estudantes pudessem rever as emissões e quantas vezes tivessem necessidade. Por outro lado tem um papel importante nos alunos de baixos níveis de aprendizagem onde a palavra e a imagem tem um papel decisivo na assimilação de conceitos.
A interacção entre o vídeo e um texto literário numa aula de português pode ser utilizada para fazer uma análise crítica das linguagens inerentes (áudio-visual e scripto). Na linguagem do vídeo as personagens já estão caracterizadas, todos os ojetos já estão intimamente relacionados e ligados a cena, ou seja o vídeo fala pela imagem em movimento captando a atenção do recetor que vê e ouve tudo ao mesmo tempo. A linguagem escrita desperta o leitor para o mundo da imaginação, pois os personagens, os objectos, o lugar e o enredo têm caracterização própria, pois a estruturação das mensagens neste tipo de linguagem está dependente da mente do leitor. Este tipo de actividade vai despertar no aluno o seu lado criativo, reflexivo e desenvolver a aprendizagem.
Por outro lado, temos a utilização do computador e seus programas como ferramenta de trabalho nos mais diversos ambientes, que proporciona, além do desenvolvimento do raciocínio, ganho de tempo e aumento de qualidade.
A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial.
Os meios de comunicação são um recurso favorável ao processo de aprendizagem, pois vêm complementar o modelo tradicional. Toda a variadíssima gama de materiais audiovisuais deve ser mobilizada para facilitar e assegurar a aquisição de conhecimentos e competências dos alunos, que aprendem envolvidos num ambiente gratificante, desafiador e produtivo.